quinta-feira, 8 de julho de 2010

2º Encontro Regional de Zouk em Fortaleza

Aconteceu na manhã do domingo (30/05) o 2º Encontro Regional de Zouk em Fortaleza, na Praia do Mucuripe, ao lado da estátua de Iracema. Promovido pelo Infinity Zouk, sob a organização de Gilliano Alves e Laudiana Gomes, o encontro tem como principal objetivo divulgar pelos bairros da cidade o estilo que ainda é pouco conhecido por aqui, diferente de outras cidades como Porto Seguro, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, mas que tem toda a cara de nossa capital.
O encontro visa realizar ações que promovam o zouk de todas as formas, seja em demonstrações em locais públicos, aulões gratuitos e por meio da internet, através de redes sociais e sites de compartilhamento de vídeo. De fato, notou-se um considerável aumento de público neste segundo encontro em relação ao primeiro, ocorrido em 25 de abril de 2010. Contudo, esse movimento ainda não conta com nenhuma forma de patrocínio ou apoio, que só se torna possível devido à paixão dos organizadores e dos dançarinos pelo zouk.
O encontro foi marcado pela presença de grandes professores, como Abdias Souto, Aline Delmiro, Cléber Filho, Marcos Aurélio e Ruana Vasques. Nele foi realizado um aulão ministrado por Gilliano e Laudiana, seguido de zouk liberado e prática dançante, em pleno calçadão da Beira-Mar. Frequentadores do local e turistas pararam para assistir e até tiraram fotos dessa bonita combinação que é zouk + praia.
Fiquem de olho no perfil e na comunidade do Infinity Zouk no Orkut e aguardem os próximos encontros.
Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8617783776439390729
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101589422

Inclusive nesse fim de semana ocorrerá o baile INFINITY fest onde a primeira hora só toca zouk!!


GEDreportagem de:

Júlio César acorda às 6:30 da manhã de domingo, se for pra dançar zouk

\o/


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Jack & Jill do IX Show Baile


No dia 30 de maio ocorreu o IX Show Baile promovido pelo professor de dança Diego Borges. No baile, ocorreu o Jack & Jill (competição de West Coast Swing onde casais são sorteados na hora). O GED registrou tudo e lança em primeira mão os vídeos da competição:

Jack & Jill - Julie Grippon & Danilo Batista 1st Place

Jack & Jill - Kakah Batista & Bruno Líneker 2nd Place

Jack & Jill - Samila Albuquerque & Lenderson Moraes 3rd Place

Jack & Jill - Bela Holanda & Evaldo Acioly

Jack & Jill - Andrea Micaele & Bruno Marques

Jack & Jill - Cláutenes Batista & Alberto Júnior

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sampa Dança 2010

Uma verdadeira maratona.Fonte: Site do Sampa Dança
Acho que é a expressão que melhor pode ser utilizada para definir as atividades do Sampa Dança. Um dia desse evento começa com debates pela manhã, oficinas que acontecem no horário do almoço até as 20h e, para finalizar o dia com chave de ouro, bailes temáticos que entram madrugada a fora. Nesse ano o evento privilegiou tanto quem já dança, como os iniciantes.


Ofinica de West Coast Swing ministrada por Myles & Tessa

No primeiro dia do Sampa Dança, houve o espetáculo de abertura "Alguma coisa acontece no meu coração", cuja temática foi a grande São Paulo. Contou com a apresentação de companhias de dança de salão da cidade, bem como a participação de profissionais de outros estados.
As noites subsequentes foram brindadas com espetáculos, bailes e mostras de dança.
O penúltimo dia foi coroado com apresentações dos profissionais nacionais e internacionais que ministraram as aulas do Sampa Dança, além das companhias de dança locais.

Apresentação da CIA Philip Miha
No último dia houve prática de dança de salão, onde se teve a oportunidade de praticar o que foi aprendido nas oficinas, inclusive com os professores do evento!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Você conhece o Sampa Dança?

Trata-se de um dos maiores encontros de profissionais de dança do Brasil com a finalidade de integração e discussão da situação da dança de salão, bem como possíveis rumos a serem tomados. Nesse encontro acontecem debates, espetáculos, apresentações, bailes, palestras e oficinas com profissionais do Brasil e do exterior. São cinco dias de dança de salão "na veia" e o GED não poderia ficar de fora, não é?

Faremos cobertura em tempo real para manter nossos leitores GEDianos informados de tudo o que acontece por lá!!! \o/\õ/
Saiba mais no site do Sampa Dança: www.sampadanca.com.br

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trem do forró

"Eu também vou,
E não vou só
Eu vou levar você
Pra ver o trem do forró."
Ezequias Rodrigues
[Hino do trem do forró]

Já pensou em viajar de trem ao som do mais autêntico forró pé-de-serra? Pois a 20 anos "forrotrenzeiros" passeiam em Pernambuco no mês de junho na mais completa animação. O trem do forró parte da Praça do marco zero de Recife Antigo e segue seu percurso até a Cidade do Cabo de Santo Agostinho. São três horas de muito forró e não para por aí não: ao chegar no seu destino os passageiros do trem são recepcionados com shows de forró pé-de-serra, banda de pífanos, bacamarteiros, exibição de quadrilha matuta, girândolas de fogos, feiras de artesanatos e comidas típicas. Para mais informações, visite o site e garanta já sua vaga no trem mais animado do mundo! \o/\õ/
Site:http://www.tremdoforro.com.br/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dançar também é um esporte

A dança de salão não tem idade para ser praticada e vem ganhando cada vez mais espaço entre o público jovem.
Sem contra-indicações, é uma atividade física e tanto para quem quer manter a forma e gastar várias calorias de uma vez só, pois 40 minutos de exercício queimam, em média, 600 calorias.
Os benefícios da dança de salão, como uma atividade física, são bem conhecidos:

. Flexibilidade.
. Melhora do condicionamento aeróbio.
. Aprimoramento da coordenação motora.
. Perda de peso.
. Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural.
. Aperfeiçoa a noção de ritmo e percepção espacial.
. Promove a melhora de algumas doenças.
. Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos, como a timidez, a depressão, entre outros.
. Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais.
. Torna-se uma excelente opção de lazer.

Além de todos esses benefícios, a prática da dança ainda ajuda na prevenção de doenças articulares como artroses e artrites, isso sem contar problemas circulatórios. Como em qualquer atividade física os movimentos ativam a circulação sanguínea, principalmente das pernas, além de proporcionar uma melhora em problemas de postura.
Mais do que trabalhar o corpo, a dança de salão vai além. Envolve corpo e mente, fazendo com que ambos atuem de forma terapêutica um sobre o outro. O simples fato de mexer o corpo já é um exercício, ainda que de baixa ou alta intensidade e independente do ritmo, pois é sabido que todo exercício produz endorfina, serotonina e adrenalina, responsáveis pela sensação de bem estar, disposição e felicidade.
A dança é uma ótima forma de extravasar energia, descontrair e animar. E não há forma melhor para interagir do que um par, como na dança de salão. Tanto que o exercício já vem sendo recomendado até por psicólogos e psiquiatras como uma ótima maneira de ‘quebrar’ bloqueios psicológicos como a timidez, falta de auto-estima, depressão, entre outros, dando uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.
Em geral, a maior procura pela modalidade vem de pessoas que se sentem sozinhas. Esse é um dos grandes trunfos da dança de salão: ela afasta a solidão. Aos poucos, o domínio da dança vai se tornando uma ferramenta de aproximação entre as pessoas, seja nas aulas, seja nos bailes.
Mas quem tem problemas sérios de coluna deve tomar certos cuidados, pois na dança de salão não só o aluno permanece muito tempo em postura assimétrica (2), como também nas mulheres, há ainda a exigência do uso do salto alto. Para evitar problemas posteriores, pratique outros exercícios que compensem o esforço na região e deixe seu instrutor a par de seu problema.
Agora é só sair dançando! Tá esperando o quê? São 600 calorias!!!

Texto de Sônia Leffa
Jornalista (MTB 11.424)


GEDtema sugerido por Arte e Movimento Academia \o/\õ/

Fonte: www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=841

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PLAYLIST: Baião

Fica aí uma seleção de Baiões (ou músicas “abaiãozadas”) pra dançar até a sandália gastar:

Baião (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – Luiz Gonzaga
Asa Branca (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – Caetano Veloso
Paraíba (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – Emilinha Borba
Juazeiro (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – Os Cariocas
Vem Morena (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas) – Alceu Valença
Respeita Januário (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira) – Luiz Gonzaga
Kalu (Humberto Teixeira) – Dalva de Oliveira
A Dança da Moda (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas) – Luiz Gonzaga
Sabiá (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas) – Luiz Gonzaga
A Letra I (Luiz Gonzaga/ Zé Dantas) – Elba Ramalho
Delicado (Waldir Azevedo) – Waldir Azevedo
Carcará (João do Vale/ José Candido) – João do Vale e Chico Buarque (tem também na voz de Marinês, vale a pena ter os dois)
O Ovo (Hermeto Pascoal/ Geraldo Vandré) – Quarteto Novo
Fica Mal Com Deus (Geraldo Vandré) – Geraldo Vandré
Ponteio (Edu Lobo/ Capinam) – Edu Lobo e Marília Medalha
Baião Malandro (Egberto Gismonti) – Egberto Gismonti
Baião de Lacan (Guinga/ Aldir Blanc) – Leila Pinheiro
Forró de Sangue Novo (João Silva) – Falamansa e Trio Virgulino

GEDreportagem de:

Júlio César agora tem um monte de baião no mp3 player.

\o/


terça-feira, 25 de maio de 2010

Vamos todos dançar!!

Você se lembra do professor de dança e dançarino Pierre Dulaine interpretado no filme "Vem Dançar" pelo ator Antonio Banderas?
Pois a dica de filme de hoje tem tudo a ver com esse grande dançarino:
Vamos todos dançar (Mad Hot Ballroom) 2005

Neste documentário acompanhamos as emoções de alunos de escolas públicas de Nova York envolvidos pela magia da dança que transforma suas vidas. Mesmo com a relutância inicial das crianças, é divertido acompanhar como elas mudam sua postura, vibram, torcem e até mesmo choram!! \o/\õ/


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dança de salão no SESI

Implantado pela professora Aline Paixão desde maio de 2007, as aulas de dança de salão do SESI-Parangaba acontecem às segundas e quartas-feiras das 20h às 21h.
Lá os alunos tem a oportunidade de aprender quatro ritmos, a saber: forró, bolero, samba e soltinho.
Cada semana um ritmo é explorado e é voltado aos diferentes níveis. Ao final de cada aula, Aline Paixão forma o "círculo da integração" para os alunos de diferentes níveis dançarem juntos.
Esporadicamente são promovidos mini bailes para que os alunos ponham em prática o que foi aprendido. Além dos mini bailes Aline também promove o Café com Filme, onde ocorre exibição de filme de dança seguida de prática dançante aberta ao público, para comparecer basta confirmar presença com a professora. Quem quiser pode também levar alguma bebida ou comida para compartilhar com todos num verdadeiro café da manhã dançante!

GEDica: Aline Paixão precisa de monitores (homens) para suas aulas, em trocas ela oferece aulas gratuitas e ensaios, além da possibilidade de se fazer algum outro curso no SESI!!

Serviços:
Dança de Salão no SESI
Local das Aulas: SESI Parangaba
Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba
Turma: Segunda e Quarta das 20:00 às 21:00h
Para todos os níveis e inscrições abertas permanentemente com aula experimental gratuita.
Informações: 9615.4608

Café com Dança
Filme de 22/05/2010: “Chega de Saudade”
Sinopse: Chega de Saudade conta, numa única noite, várias histórias vividas pelos freqüentadores de um salão de baile. Com muita música e dança, os acontecimentos fazem o espectador se sentir dentro da vida pulsante do baile. Direção: Laís Bodanzky.
Local: SESI Parangaba
Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba
Horário: 9:00 às 12:00h
Organizadora: Aline Paixão
Informações: 9615.4608

GEDAgradecimentos:
Aline Paixão \õ/


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Fim do mês recheado de eventos

GEDicas para você não parar de dançar no final deste mês:

=> WORKSHOP DE SAMBA
Com Alex Amorim e Islânia Lopes.
Dias: 22 e 23 de maio

Individual: R$ 40,00
Casal: R$ 60,00
*Por nivel

NIVEL:
Iniciante:
10 as 12h
Intermediário/Avançado:
14 as 16h

BAILE DE ENCERRAMENTO:
Dia: 23/05/2010 apartir das 18h.
LOCAL:Escola de dança Ritmos – Av.: Dom Manuel, 192
Esquina com Pereira Filgueiras

Informações: (85) 8722 - 9958/(85) 8631-2909
Email: isla.nia@hotmail.com

=> WEST COAST SWING INTENSIVE






















=> 2º ENCONTRO REGIONAL DE ZOUK

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Com que Forró eu vou?

Forró não é apenas um ritmo, mas também o nome da festa onde ele é tocado. Da mesma forma que você vai à Gafieira dançar samba, ou na Milonga dançar tango, você vai ao Forró pra dançar... forró! Mas outros ritmos também tem espaço nessa festa.

Baião: Derivado de estilos como a chula portuguesa e o lundu, o Baião explodiu no Brasil na década de 40, através de Luiz Gonzaga. Nessa época, existiam muitos boleros e sambas-canção abolerados, o que saturou o mercado musical. A zabumba, o triângulo e a sanfona vieram para tomar esse cenário, chegando a ser chamado de “coqueluche nacional”. Em 1949, o Diário Carioca afirmava, "o baião vem fazendo estremecer todo o vasto império do samba, e já agora não se poderá mais negar a influência decisiva desse gênero musical na predileção do povo", ou como o próprio Luiz Gonzaga canta em A Dança Da Moda:

“É a dança da moda
Pois em toda a roda só pede o baião”

Grandes sucessos vieram na voz de Gonzagão, como Baião, o seu primeiro, e mais Asa Branca, Juazeiro, Paraíba, Qui nem Giló, Respeita Januário, Sabiá, Vem Morena, Baião de Dois, Imbalança e Noites Brasileiras. Na década de 60 o Baião entrou em decadência, mas voltou às paradas nos anos 70 com Dominguinhos e Quinteto Violado, entre outros. O Baião também serviu de influência pra inúmeros outros músicos, que o adotaram ou incorporaram suas características nas próprias obras, como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Raul Seixas (que criou o Baioque, a mistura de Baião com Rock).

Entre os grandes nomes do Baião, estão Luiz Gonzaga (o Rei do Baião), Carmélia Alves (a Rainha), Luiz Vieira, Claudete Soares, Dominguinhos, Quinteto Violado, João do Vale e Jorge do Altinho.


GEDreportagem de:

Júlio César gosta de baião com queijo e farofa.

\o/


Fontes:

www.pt.wikipedia.org
www.collectors.com.br
www.cliquemusic.uol.com.br
www.dicionariompb.com.br/baiao

terça-feira, 18 de maio de 2010

Forrozão arretado

Forró

Há quem afirme que o nome forró seria uma corruptela da expressão “For all”, advinda de um baile realizado na ocasião de inauguração das estradas de ferro no nordeste no início do século XX. No entanto, existem registros históricos de que o forró já existia há muito mais tempo. Segundo o historiador Câmara Cascudo, esta palavra se origina de forrobodó, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem. O professor Jonas Duarte ilustra muito bem o cenário nascente dessa dança:
"... os bailes aconteciam, muitas vezes, juntamente com desafios de violeiros repentistas e apresentações de rabequeiros. Essas festas eram os espaços de comemorações das populações pobres. Um fazendeiro, por hipótese nenhuma, permitia que suas filhas freqüentassem um "baile" desses. A música dançava-se "agarradinho", num "bate-coxa", "rela bucho", "esfregado" que era sensualidade pura. Os corpos juntinhos dos casais e os decorrentes namoros e ciumeiras resultavam em muitas desavenças, provocando um verdadeiro forrobodó. Essa expressão alcunhada com certo preconceito pelos das classes dominantes servia para "alertar" as damas donzelas do perigo daquelas festas, realizadas em taperas pobres, geralmente de taipas, com um reboco de barro cru, amaciado pelos pés rachados de quem vivia na dura labuta dos sertões nordestinos, cuidando dos gados e das terras dos fazendeiros." DUARTE Jonas

Somente a partir de 1940 o forró teve destaque nacional através do trabalho de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião". O sucesso de Gonzaga abriu portas para outros grandes artistas como Jackson do Pandeiro, Almira Castilho, Marinês e sua Gente, Trio Nordestino, Jacinto Silva, Toinho de Alagoas, Biliu de Campina, Edmílson do Pífano, Dominguinhos, Cascabulho, Elba Ramalho, etc.
A música ganha vida através da sanfona, triângulo e zabumba e pode ser dançada em diversos ritmos como o baião, o xote, pé-de-serra, universitário, forró tradicional, entre outros. Atualmente o forró moderno conta com outros instrumentos e equipamentos eletrônicos, formando um novo estilo: o forró eletrônico.
O forró inicialmente é dançando no movimento de "dois pra lá e dois pra cá" a partir do qual são executadas diversas evoluções. \o/\õ/

"Tá é danado de bom
Tá danado de bom meu compade
Tá é danado de bom
Forrozinho bonitinho,
Gostosinho, safadinho,
Danado de bom..."
Luiz Gonzaga
[Danado de Bom]

Fontes:
DUARTE Jonas in www.forroemvinil.com
www.suapesquisa.com
www.mvirtual.com.br
www.cultura.gov.br
www.fazfacil.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Paraíba meu amor

Aos forrozeiros, fica a dica de filme:
Paraíba meu amor (Paraíba meu amor) 2008

Trata-se de um documentário produzido pelo diretor suíço Bernand Robert-Charrue para o público europeu. \o/\õ/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A importância do Baile

Para dançar, confraternizar... Este é o grande motivo de fazermos nossos bailes.
Quem viu o filme "Vem Dançar", com Antônio Bandeiras, deve lembrar: "para cada hora de aula devemos ter cinco horas de treino". Praticar aquilo que é aprendido nas aulas é fundamental para quem quer dançar bem. E afinal, para que é que a gente faz aulas de dança? Não é para dançar nos bailes e outras ocasiões sociais?
Você já reparou que no primeiro dia em que é ensinado um passo novo ele não sai naturalmente e, em geral, temos a maior dificuldade para fazê-lo? Entretanto, ao repeti-lo na aula seguinte, tudo fica mais fácil e simples.Isto ocorre porque estão sendo criados novos movimentos, está sendo desenvolvida uma nova linguagem para o nosso corpo e quanto mais treinarmos, tudo ficará mais natural e espontâneo.
Veja o exemplo da bailarina Ana Botafogo, que já dança há muitos anos. A aula que ela faz hoje é, basicamente, a mesma que ela fazia quando dançava há apenas um ano. O importante é estar sempre se exercitando.
O baile também tem uma propriedade única para o treino, que é a variedade de parceiros(as) e, especialmente para os cavalheiros, a possibilidade de desenvolver melhor a noção espacial e de aprender a adaptar os passos ao espaço disponível para executá-los. Isto leva nossa dança a evoluir bastante e com maior rapidez do que a dança de quem só faz aulas, mas não freqüenta bailes.
Não perca a oportunidade de melhorar sua dança. Compareça aos bailes da Escola e a muitos outros. Só assim os passos aprendidos nas aulas começarão a fluir com naturalidade, você poderá começar a brincar com eles e vai passar a usufruir cada vez mais do prazer de dançar.

Texto de Érico Rodrigo do Studio de dança Airton Araújo \o/

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por una cabeza

Essa música composta em 1935 por Carlos Gardel e com letra de Alfredo le Pera foi interpretada por várias orquestras de tango e utilizada em vários filmes como o demonstrado abaixo:
Perfume de Mulher (Scent of a Woman) 1992

Agora segue abaixo uma tentativa de interpretação dessa música de forma inusitada:

:P
\o/\õ/