quarta-feira, 5 de maio de 2010

Asi se baila el Tango

Tango
"Pido permiso señores
que este tango... Este tango habla por mi!"
Julio Sosa [La Cumparsita]

Nascido no final do século XIX nos subúrbios de Buenos Aires com influências de imigrantes espanhóis e italianos e escravos oriundos da África, o tango surge como dança mais comumente praticada entre homens - naquela época era considerado obsceno o ato de um homem e uma mulher dançarem colados.
O tango foi bastante condenado pela alta sociedade, sendo considerado imoral até na Argentina, seu berço. Posteriormente, esse ritmo passou a ser típico de bordéis até ser levado para Paris em 1910, onde virou febre e se propagou pelo mundo.
Em 1917, influenciado por suas variantes, surge o tango-canção: trata-se do tango feito para musicar uma letra. Os instrumentos característicos eram inicialmente o violino, o violão e a flauta. Mas posteriormente a flauta foi substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Na década de 20 o tango como música começou a se profissionalizar, ganhando qualidade técnica e melódica, bem como o uso do piano. Nesse período o cantor destaque era Carlos Gardel, que cantou o tango em diversas capitais mundiais, além de estrelar filmes musicais de tango em Hollywood. Em 1940 as letras de tango deixam de ser obscenas e violentas e passam a ter uma conotação mais lírica e sentimental. Na década seguinte o tango recebe influências da música clássica e do jazz, advindas da atuação do cantor Astor Piazzolla. A partir da década de 50 o tango enfrenta uma fase de decadência que só no final do século XX enche-se de novos ares através de produções cinematográficas e teatrais.
O tango normalmente é dançado em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura mais aberta. O Tango Nuevo é uma das variedades de estilos de tango que atualmente também compreende o Tango de Salão, o Tango Milonguero, o Show Tango e o Tango Fantasia. \o/\õ/


"Asi se baila el tango,

sintiendo en la cara,
la sangre que sube a cada compas,
mientras el brazo,
como una serpiente,
se enrosca en el talle,
que se va a quebrar."

Elias Randall
[Asi se baila el tango]




Fontes:
www.tangobh.br
www.lusitango.com
www.pasiontango.net
www.tangoporsisolo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário