quarta-feira, 19 de maio de 2010

Com que Forró eu vou?

Forró não é apenas um ritmo, mas também o nome da festa onde ele é tocado. Da mesma forma que você vai à Gafieira dançar samba, ou na Milonga dançar tango, você vai ao Forró pra dançar... forró! Mas outros ritmos também tem espaço nessa festa.

Baião: Derivado de estilos como a chula portuguesa e o lundu, o Baião explodiu no Brasil na década de 40, através de Luiz Gonzaga. Nessa época, existiam muitos boleros e sambas-canção abolerados, o que saturou o mercado musical. A zabumba, o triângulo e a sanfona vieram para tomar esse cenário, chegando a ser chamado de “coqueluche nacional”. Em 1949, o Diário Carioca afirmava, "o baião vem fazendo estremecer todo o vasto império do samba, e já agora não se poderá mais negar a influência decisiva desse gênero musical na predileção do povo", ou como o próprio Luiz Gonzaga canta em A Dança Da Moda:

“É a dança da moda
Pois em toda a roda só pede o baião”

Grandes sucessos vieram na voz de Gonzagão, como Baião, o seu primeiro, e mais Asa Branca, Juazeiro, Paraíba, Qui nem Giló, Respeita Januário, Sabiá, Vem Morena, Baião de Dois, Imbalança e Noites Brasileiras. Na década de 60 o Baião entrou em decadência, mas voltou às paradas nos anos 70 com Dominguinhos e Quinteto Violado, entre outros. O Baião também serviu de influência pra inúmeros outros músicos, que o adotaram ou incorporaram suas características nas próprias obras, como Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Raul Seixas (que criou o Baioque, a mistura de Baião com Rock).

Entre os grandes nomes do Baião, estão Luiz Gonzaga (o Rei do Baião), Carmélia Alves (a Rainha), Luiz Vieira, Claudete Soares, Dominguinhos, Quinteto Violado, João do Vale e Jorge do Altinho.


GEDreportagem de:

Júlio César gosta de baião com queijo e farofa.

\o/


Fontes:

www.pt.wikipedia.org
www.collectors.com.br
www.cliquemusic.uol.com.br
www.dicionariompb.com.br/baiao

Um comentário: