Aos forrozeiros, fica a dica de filme:
Paraíba meu amor (Paraíba meu amor) 2008
Trata-se de um documentário produzido pelo diretor suíço Bernand Robert-Charrue para o público europeu. \o/\õ/
segunda-feira, 17 de maio de 2010
sexta-feira, 14 de maio de 2010
A importância do Baile
Para dançar, confraternizar... Este é o grande motivo de fazermos nossos bailes.
Quem viu o filme "Vem Dançar", com Antônio Bandeiras, deve lembrar: "para cada hora de aula devemos ter cinco horas de treino". Praticar aquilo que é aprendido nas aulas é fundamental para quem quer dançar bem. E afinal, para que é que a gente faz aulas de dança? Não é para dançar nos bailes e outras ocasiões sociais?
Você já reparou que no primeiro dia em que é ensinado um passo novo ele não sai naturalmente e, em geral, temos a maior dificuldade para fazê-lo? Entretanto, ao repeti-lo na aula seguinte, tudo fica mais fácil e simples.Isto ocorre porque estão sendo criados novos movimentos, está sendo desenvolvida uma nova linguagem para o nosso corpo e quanto mais treinarmos, tudo ficará mais natural e espontâneo.
Veja o exemplo da bailarina Ana Botafogo, que já dança há muitos anos. A aula que ela faz hoje é, basicamente, a mesma que ela fazia quando dançava há apenas um ano. O importante é estar sempre se exercitando.
O baile também tem uma propriedade única para o treino, que é a variedade de parceiros(as) e, especialmente para os cavalheiros, a possibilidade de desenvolver melhor a noção espacial e de aprender a adaptar os passos ao espaço disponível para executá-los. Isto leva nossa dança a evoluir bastante e com maior rapidez do que a dança de quem só faz aulas, mas não freqüenta bailes.
Não perca a oportunidade de melhorar sua dança. Compareça aos bailes da Escola e a muitos outros. Só assim os passos aprendidos nas aulas começarão a fluir com naturalidade, você poderá começar a brincar com eles e vai passar a usufruir cada vez mais do prazer de dançar.
Texto de Érico Rodrigo do Studio de dança Airton Araújo \o/
Quem viu o filme "Vem Dançar", com Antônio Bandeiras, deve lembrar: "para cada hora de aula devemos ter cinco horas de treino". Praticar aquilo que é aprendido nas aulas é fundamental para quem quer dançar bem. E afinal, para que é que a gente faz aulas de dança? Não é para dançar nos bailes e outras ocasiões sociais?
Você já reparou que no primeiro dia em que é ensinado um passo novo ele não sai naturalmente e, em geral, temos a maior dificuldade para fazê-lo? Entretanto, ao repeti-lo na aula seguinte, tudo fica mais fácil e simples.Isto ocorre porque estão sendo criados novos movimentos, está sendo desenvolvida uma nova linguagem para o nosso corpo e quanto mais treinarmos, tudo ficará mais natural e espontâneo.
Veja o exemplo da bailarina Ana Botafogo, que já dança há muitos anos. A aula que ela faz hoje é, basicamente, a mesma que ela fazia quando dançava há apenas um ano. O importante é estar sempre se exercitando.
O baile também tem uma propriedade única para o treino, que é a variedade de parceiros(as) e, especialmente para os cavalheiros, a possibilidade de desenvolver melhor a noção espacial e de aprender a adaptar os passos ao espaço disponível para executá-los. Isto leva nossa dança a evoluir bastante e com maior rapidez do que a dança de quem só faz aulas, mas não freqüenta bailes.
Não perca a oportunidade de melhorar sua dança. Compareça aos bailes da Escola e a muitos outros. Só assim os passos aprendidos nas aulas começarão a fluir com naturalidade, você poderá começar a brincar com eles e vai passar a usufruir cada vez mais do prazer de dançar.
Texto de Érico Rodrigo do Studio de dança Airton Araújo \o/
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Por una cabeza
Essa música composta em 1935 por Carlos Gardel e com letra de Alfredo le Pera foi interpretada por várias orquestras de tango e utilizada em vários filmes como o demonstrado abaixo:
Perfume de Mulher (Scent of a Woman) 1992
Agora segue abaixo uma tentativa de interpretação dessa música de forma inusitada:
:P
\o/\õ/
Perfume de Mulher (Scent of a Woman) 1992
Agora segue abaixo uma tentativa de interpretação dessa música de forma inusitada:
:P
\o/\õ/
terça-feira, 11 de maio de 2010
Baile Moulin Rouge

Vou dar uma forcinha para os que se dizem sem idéia e o que é melhor, talvez até você já tenha no seu guarda-roupa e não saiba!! =D
Meninas, podem liberar aquele corselet ou corpete que vocês vão arrasar! Não tem? Mas blusa tomara-que-caia acredito que quase todas tem, então, não tem desculpa. Uma blusa com decote mais ousado também funciona. E para acompanhar, shortinho ou saia rodada. Para as adeptas do vestido, quanto mais rodado, melhor, relembrando as dançarinas de cancan.
A meia arrastão (aquela que parece rede de pescador) dá o toque de sensualidade, podendo ser encontrada em vários tamanhos. Para a cabeça, invista na cartola ou utilize penteados com arranjos florais ou ainda com penas coloridas.
No quesito acessórios, utilize a fórmula:
acessórios exagerados => roupas simples
roupas mais elaboradas => acessórios mais sóbrios
Então se você usar uma blusa de modelo simples sem brilho, pode usar e abusar daqueles colares de pérolas, fica lindo! Ah, quem tiver luvas, está valendo também!!
Para os meninos, é bem mais fácil: roupa social (aquela camisa de botão e calça social) quase todos tem, basta acrescentar algum acessório tipo gravata, suspensório ou colete, que fica um charme. E se quiser pode usar também o chapéu. Abaixo, um vídeo para inspirar as garotas e os garotos também!! ;-D
Oh, céus, você não tem nada disso em casa? Saiba onde encontrar em Fortaleza:
Roupas=> a maioria dá para encontrar em magazines, seja no centro ou em shoppings (principalmente agora que estamos na coleção outono inverno).
Acessórios=> na Rua Guilherme Rocha e suas adjacências tem várias casas que vendem os artigos aqui citados. \o/\õ/

segunda-feira, 10 de maio de 2010
Parabéns Diego Borges!!
E começamos a semana com uma maravilhosa notícia:
Nosso querido professor Diego Borges que atualmente está em San Diego participando de um dos maiores eventos de West Coast Swing dos EUA, o SwingDiego, tirou o segundo lugar na categoria Jack & Jill iniciantes e a primeira colocação na categoria ProAm!
A categoria "Jack & Jill" consiste no sorteio de casais de forma aleatória, ou seja, só no momento da apresentação é que se sabe quem será o parceiro de dança. Já no "ProAm" são casais formados por um dançarino profissional e um amador. Nesta segunda categoria Diego Borges competiu com a dançarina de WCS Tessa Cunningham e na categoria Jack & Jill ele dançou com Marina Motronenko.
Parabéns, Diego! \o/\õ/
Nosso querido professor Diego Borges que atualmente está em San Diego participando de um dos maiores eventos de West Coast Swing dos EUA, o SwingDiego, tirou o segundo lugar na categoria Jack & Jill iniciantes e a primeira colocação na categoria ProAm!
A categoria "Jack & Jill" consiste no sorteio de casais de forma aleatória, ou seja, só no momento da apresentação é que se sabe quem será o parceiro de dança. Já no "ProAm" são casais formados por um dançarino profissional e um amador. Nesta segunda categoria Diego Borges competiu com a dançarina de WCS Tessa Cunningham e na categoria Jack & Jill ele dançou com Marina Motronenko.
Parabéns, Diego! \o/\õ/
sexta-feira, 7 de maio de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Dance Tango


Após quatro meses de trabalho o Dance Tango passou a ser bastante procurado, inclusive por quem nunca dançou tango: a falta de estrutura para comportar tanta gente aliada à necessidade de se ter aulas específicas para iniciantes e intermediários impediram que o trabalho seguisse a mesma metodologia.
Então no período de pausa de férias do grupo, a professora de dança de salão Bel Miranda e seu parceiro Cleidson Diniz intensificaram seus ensaios e estudos a fim de implantar um curso regular de tango acessível à comunidade.
Em 2010 o curso foi lançado e conta com duas turmas regulares funcionando no Kukukaia.

Dance Tango
Local das Aulas: Kukukaia - Av. Pontes Vieira, 55 - Bairro Dionísio Torres
Turma 1: Terça das 19:00 ás 20:30 hrs
Turma 2: Sábado das 12:00 ás 13:30 hrs
Informações: 8876.6553 \ 9603.5362
E-mail: dancetango.ce@gmail.com
GEDAgradecimentos:
Bel Miranda e Cleidson Diniz \õ/\o/
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Asi se baila el Tango
Tango
Nascido no final do século XIX nos subúrbios de Buenos Aires com influências de imigrantes espanhóis e italianos e escravos oriundos da África, o tango surge como dança mais comumente praticada entre homens - naquela época era considerado obsceno o ato de um homem e uma mulher dançarem colados.
O tango foi bastante condenado pela alta sociedade, sendo considerado imoral até na Argentina, seu berço. Posteriormente, esse ritmo passou a ser típico de bordéis até ser levado para Paris em 1910, onde virou febre e se propagou pelo mundo.
Em 1917, influenciado por suas variantes, surge o tango-canção: trata-se do tango feito para musicar uma letra. Os instrumentos característicos eram inicialmente o violino, o violão e a flauta. Mas posteriormente a flauta foi substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Na década de 20 o tango como música começou a se profissionalizar, ganhando qualidade técnica e melódica, bem como o uso do piano. Nesse período o cantor destaque era Carlos Gardel, que cantou o tango em diversas capitais mundiais, além de estrelar filmes musicais de tango em Hollywood. Em 1940 as letras de tango deixam de ser obscenas e violentas e passam a ter uma conotação mais lírica e sentimental. Na década seguinte o tango recebe influências da música clássica e do jazz, advindas da atuação do cantor Astor Piazzolla. A partir da década de 50 o tango enfrenta uma fase de decadência que só no final do século XX enche-se de novos ares através de produções cinematográficas e teatrais.

"Asi se baila el tango,
sintiendo en la cara,
la sangre que sube a cada compas,
mientras el brazo,
como una serpiente,
se enrosca en el talle,
que se va a quebrar."
Fontes:
www.tangobh.br
www.lusitango.com
www.pasiontango.net
www.tangoporsisolo.com.br
"Pido permiso señores
que este tango... Este tango habla por mi!"
que este tango... Este tango habla por mi!"
Julio Sosa [La Cumparsita]
Nascido no final do século XIX nos subúrbios de Buenos Aires com influências de imigrantes espanhóis e italianos e escravos oriundos da África, o tango surge como dança mais comumente praticada entre homens - naquela época era considerado obsceno o ato de um homem e uma mulher dançarem colados.
O tango foi bastante condenado pela alta sociedade, sendo considerado imoral até na Argentina, seu berço. Posteriormente, esse ritmo passou a ser típico de bordéis até ser levado para Paris em 1910, onde virou febre e se propagou pelo mundo.
Em 1917, influenciado por suas variantes, surge o tango-canção: trata-se do tango feito para musicar uma letra. Os instrumentos característicos eram inicialmente o violino, o violão e a flauta. Mas posteriormente a flauta foi substituída pelo bandoneón (espécie de sanfona). Na década de 20 o tango como música começou a se profissionalizar, ganhando qualidade técnica e melódica, bem como o uso do piano. Nesse período o cantor destaque era Carlos Gardel, que cantou o tango em diversas capitais mundiais, além de estrelar filmes musicais de tango em Hollywood. Em 1940 as letras de tango deixam de ser obscenas e violentas e passam a ter uma conotação mais lírica e sentimental. Na década seguinte o tango recebe influências da música clássica e do jazz, advindas da atuação do cantor Astor Piazzolla. A partir da década de 50 o tango enfrenta uma fase de decadência que só no final do século XX enche-se de novos ares através de produções cinematográficas e teatrais.
O tango normalmente é dançado em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito ou face encostada (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura mais aberta. O Tango Nuevo é uma das variedades de estilos de tango que atualmente também compreende o Tango de Salão, o Tango Milonguero, o Show Tango e o Tango Fantasia. \o/\õ/

"Asi se baila el tango,
sintiendo en la cara,
la sangre que sube a cada compas,
mientras el brazo,
como una serpiente,
se enrosca en el talle,
que se va a quebrar."
Elias Randall
[Asi se baila el tango]
[Asi se baila el tango]
Fontes:
www.tangobh.br
www.lusitango.com
www.pasiontango.net
www.tangoporsisolo.com.br
terça-feira, 4 de maio de 2010
Qual é a boa?
Café Pagliuca
Para quem gosta de ambiente aconchegante à meia luz, se deliciar com uma boa massa e apreciar apresentações de tango, esse é o lugar. Na "Noite da Milonga" que acontece toda quinta-feira a partir das 21h, ocorrem apresentações de tango do casal Hebert Pinho e Noche Llena que também se disponibilizam a dançar com os clientes. Depois das 22h o espaço fica livre para quem quiser dançar. Se chegar mais cedo (20h) tem-se a oportunidade de receber uma aula com o casal de dançarinos.
Quer conhecer? Fique
ligado:
Local: Café Pagliuca
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1035 Bairro Aldeota
Tel.: (85) 3224 1903
Funcionamento: 12h/15h e 17h30/1h (sáb. sem intervalo; fecha dom.)
Preços: Aula de tango -> R$15,00 individual R$20,00 casal (incluso couvert)
Só o couvert -> R$7,50 por pessoa
GEDica de Vicente Neto \o/

Para quem gosta de ambiente aconchegante à meia luz, se deliciar com uma boa massa e apreciar apresentações de tango, esse é o lugar. Na "Noite da Milonga" que acontece toda quinta-feira a partir das 21h, ocorrem apresentações de tango do casal Hebert Pinho e Noche Llena que também se disponibilizam a dançar com os clientes. Depois das 22h o espaço fica livre para quem quiser dançar. Se chegar mais cedo (20h) tem-se a oportunidade de receber uma aula com o casal de dançarinos.
Quer conhecer? Fique

Local: Café Pagliuca
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, 1035 Bairro Aldeota
Tel.: (85) 3224 1903
Funcionamento: 12h/15h e 17h30/1h (sáb. sem intervalo; fecha dom.)
Preços: Aula de tango -> R$15,00 individual R$20,00 casal (incluso couvert)
Só o couvert -> R$7,50 por pessoa
GEDica de Vicente Neto \o/
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Cine Tango
Aos amantes do tango, começamos a semana indicando filmes para todos os estágios de encantamento com esse ritmo!
Para um despertar da fascinação pelo tango:
Uma lição de Tango (The Tango Lesson) 1996
Após o estágio da fascinação, eis uma overdose de tango:
Tango (Tango) 1998
Nesse, envolva-se com o clima de sedução do tango:
La Milonga (La Milonga) 2008
E para curtir Tango Nuevo, nada melhor que o filme a seguir:
Vem dançar (Take the Lead) 2006
\o/\õ/
Para um despertar da fascinação pelo tango:
Uma lição de Tango (The Tango Lesson) 1996
Após o estágio da fascinação, eis uma overdose de tango:
Tango (Tango) 1998
Nesse, envolva-se com o clima de sedução do tango:
La Milonga (La Milonga) 2008
E para curtir Tango Nuevo, nada melhor que o filme a seguir:
Vem dançar (Take the Lead) 2006
\o/\õ/
sexta-feira, 30 de abril de 2010
O "orkut" dos dançarinos.
Para quem curte sites de relacionamentos indicamos o "Dance a Dois". Trata-se de um espaço semelhante ao orkut cujo foco são os interessados na arte da dança. Ao se registrar você pode conectar-se a outras pessoas, adicionar grupos (leia-se comunidades), postar fotos, fazer downloads do seu ritmo favorito, participar de discussões ligadas à dança, ficar por dentro dos eventos e bailes, assistir vídeos de apresentações... Quer saber mais? Registre-se no site ou deixe seu e-mail nos comentários para lhe enviarmos um convite!! \õ/\o/
quinta-feira, 29 de abril de 2010
29/04: dia internacional da dança
No dia 29 de Abril de 1927 nasceu o dançarino-coreógrafo-professor de ballet-historiador (UFA :D) Jean-Georges Noverre e em homenagem a esse revolucionário da dança, o CID (Conselho Internacional da Dança - UNESCO) criou o dia internacional da dança no ano de 1982. Desde então todos os anos é feita a escolha de um representante da área para redigir a mensagem universal da dança. A mensagem de 2010 foi elaborada pelo dançarino argentino Julio Bocca, junto com a mensagem, Bocca enviou à UNESCO um desenho da artista plástica Renata Schussheim, cuja imagem pode ser apreciada logo abaixo:


Mensagem do dia internacional da dança de 2010: Julio Bocca
"La Danza es disciplina, es trabajo, es enseñanza, es comunicación. Con ella nos ahorramos palabras que tal vez otras personas no entenderían y, en cambio, establecemos un idioma universal que nos es familiar a todos. Nos da placer, nos hace libres y nos consuela de la imposibilidad que tenemos los humanos de volar como los pájaros, acercándonos un poco al cielo, a lo sagrado, a lo infinito. Es un arte sublime, diferente cada vez, que se parece tanto a hacer el amor que al finalizar cada representación nos deja el corazón latiendo muy fuerte y esperando con ilusión la próxima vez. "
Fonte:www.juliobocca.com
Em todo o mundo, diversos eventos para celebrar esse dia tão importante estão ocorrendo nessa semana e não poderíamos deixar de destacar o de Fortaleza, que será comemorado em ato público, leia-se, grande aulão de ritmos promovido por Claudio dos Santos a partir das 17h do dia 29 de abril na barraca "E" que fica na av. Beira Mar, ao lado da estátua de Iracema.
No site da prefeitura de Fortaleza você poderá conferir outras atividades:
Em todo o mundo, diversos eventos para celebrar esse dia tão importante estão ocorrendo nessa semana e não poderíamos deixar de destacar o de Fortaleza, que será comemorado em ato público, leia-se, grande aulão de ritmos promovido por Claudio dos Santos a partir das 17h do dia 29 de abril na barraca "E" que fica na av. Beira Mar, ao lado da estátua de Iracema.

Programação Mercado dos Pinhões
18h30 - Exposição de Fotos e Imagens dos artistas contemplados no Edital das Artes da Prefeitura Municipal de Fortaleza – anos 2006 e 2007
19h – Debate “Dança: Arte e Interação”
20h30 - Performance “EntreMover”
Programação Vila das Artes
9h às 18h -Exibição de videodanças produzidos em várias partes do mundo
Aulas Abertas
Jazz – 14h15 às 15h30 (Rubens Lopes)
Dança contemporânea – 15h30 às 16h45 (Eliana Madeira)
Dança de salão – 16h45 às 18h (Neiliane Filipe)
::SERVIÇO
Quinta Cultural/Dia D da Dança – Dia 29 de abril, a partir das 18h30, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli) e na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro).
Informações: 3105.1358 e 3252-1444.
E amanhã (30/04) teremos uma homenagem à dança e ao precursor da dança no Ceará, Hugo Bianchi, no Teatro José de Alencar a partir das 20h com entrada franca.
Vamos??!! \o/\õ/
Informações: 3105.1358 e 3252-1444.
E amanhã (30/04) teremos uma homenagem à dança e ao precursor da dança no Ceará, Hugo Bianchi, no Teatro José de Alencar a partir das 20h com entrada franca.
Vamos??!! \o/\õ/
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Projeto Dançar Faz Bem
O Projeto Dançar Faz Bem é um projeto de extensão da UFC (Universidade Federal do Ceará) que se iniciou em 2001 com o estudante de Educação Física Valberto tendo como propósito disseminar a cultura da dança de salão.
Os encontros aconteciam inicialmente no intervalo do almoço contando com a presença de uns 10 alunos. Nas primeiras turmas ingressaram as atuais professoras Aline Paixão e Bel Miranda, bem como o ex-professor Edson, que inicialmente foram monitores e deram continuidade às atividades do projeto, mesmo com a saída de seu criador.
O Projeto Dançar Faz Bem conta no seu leque de atividades aulas para a comunidade acadêmica e não-acadêmica, cursos de férias, oficinas e apresentações. Além das atividades acadêmicas, o projeto também promove bailes, geralmente temáticos, possibilitando a integração de seus alunos com dançarinos da cidade e alunos de outras academias.
A partir do projeto nascem outros grupos formados por alunos que se encontram regularmente para a troca de informações, treino de passos e soluções de dúvidas de dança, como o GED, o Enada, o Dançando na casa alheia e o Gedan.
Atualmente o projeto conta com 4 turmas de diferentes ritmos, cujas aulas ocorrem aos sábados.
Professores do Projeto Dançar Faz Bem: Aline Paixão, Bel Miranda, Diego Borges, Elainy Vieira e Julli Nunes.
Serviço:
Projeto Dançar Faz Bem - UFC
Local das Aulas: CH2 (Centro de Humanidades 2) - Pátio da História.
Bairro Benfica
Informações: 96154608 / 87756325 / 88159060 / 88766553
Confira as turmas ofertadas no Blog do Projeto: www.dancarfazbem.blogspot.com
GEDAgradecimentos: Julli Nunes \õ/
Os encontros aconteciam inicialmente no intervalo do almoço contando com a presença de uns 10 alunos. Nas primeiras turmas ingressaram as atuais professoras Aline Paixão e Bel Miranda, bem como o ex-professor Edson, que inicialmente foram monitores e deram continuidade às atividades do projeto, mesmo com a saída de seu criador.
O Projeto Dançar Faz Bem conta no seu leque de atividades aulas para a comunidade acadêmica e não-acadêmica, cursos de férias, oficinas e apresentações. Além das atividades acadêmicas, o projeto também promove bailes, geralmente temáticos, possibilitando a integração de seus alunos com dançarinos da cidade e alunos de outras academias.
A partir do projeto nascem outros grupos formados por alunos que se encontram regularmente para a troca de informações, treino de passos e soluções de dúvidas de dança, como o GED, o Enada, o Dançando na casa alheia e o Gedan.
Atualmente o projeto conta com 4 turmas de diferentes ritmos, cujas aulas ocorrem aos sábados.
Professores do Projeto Dançar Faz Bem: Aline Paixão, Bel Miranda, Diego Borges, Elainy Vieira e Julli Nunes.
Serviço:
Projeto Dançar Faz Bem - UFC
Local das Aulas: CH2 (Centro de Humanidades 2) - Pátio da História.
Bairro Benfica
Informações: 96154608 / 87756325 / 88159060 / 88766553
Confira as turmas ofertadas no Blog do Projeto: www.dancarfazbem.blogspot.com
GEDAgradecimentos: Julli Nunes \õ/
terça-feira, 27 de abril de 2010
Dança de salão
A dança de salão se originou dos bailes da nobreza européia com o objetivo de entreter a monarquia da época. Inspirados nas danças folclóricas dos camponeses, os mestres renascentistas adequavam os movimentos à realidade dos seus senhores e damas da corte. Com o passar do tempo essas técnicas foram se desenvolvendo e a partir da sua difusão pelo mundo através dos colonizadores, ao se agregar às manifestações populares de cada local, deu origem à diversos ritmos, como por exemplo, o samba de gafieira no Brasil, a salsa em Cuba, o tango na Argentina e o swing nos Estados Unidos.
A dança de salão é praticada socialmente como entretenimento e pode ser encarada como esporte a partir do momento que é realizada sob a forma de competição.
Portanto, não perca tempo, DANCE!! \o/\õ/
Fontes:
FRANKS, A.H. 1963. Social dance: a short history. Routledge & Kegan Paul, London
D'AQUINO, Ricardo. GUIMARÃES, Adriana. SIMAS, Joseani. 2005. Dança de salão: motivos dos indivíduos que procuram essa atividade. www.efdeportes.com
A dança de salão é praticada socialmente como entretenimento e pode ser encarada como esporte a partir do momento que é realizada sob a forma de competição.
"...a dança de salão pode nos proporcionar um conhecimento mais profundo de nossos corpos: seus limites, a beleza de seus movimentos, a alegria da expressão corporal. Mas além disto, ela trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural, permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos, possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais, torna-se uma opção de lazer e promove inclusive melhora de doenças e outros problemas." D'AQUINO Ricardo
Fontes:
FRANKS, A.H. 1963. Social dance: a short history. Routledge & Kegan Paul, London
D'AQUINO, Ricardo. GUIMARÃES, Adriana. SIMAS, Joseani. 2005. Dança de salão: motivos dos indivíduos que procuram essa atividade. www.efdeportes.com
Assinar:
Postagens (Atom)